Um furto de aproximadamente 2 toneladas de ferro de construção, avaliado em R$ 16 mil, foi registrado na noite desta terça-feira (17), na Rua Henrique Nagel, bairro Água Verde, em Jaraguá do Sul.
A vítima, um homem de 69 anos, informou que o crime foi flagrado por seu pedreiro, que viu o caseiro, de 48 anos, retirando o material da propriedade. O ferro, do tipo vergalhão, foi vendido a um catador de sucata de 25 anos pelo valor de R$ 0,80 o quilo.
Na sequência, o comprador acionou dois amigos, também catadores de sucata, que chegaram ao local com caminhões para buscar o material. Todos os envolvidos foram qualificados, sendo os catadores autuados por receptação culposa.
Durante a abordagem, o autor do furto confessou o crime e relatou que o comprador tinha conhecimento da origem ilícita do material. Além disso, o celular utilizado para negociação foi apreendido, assim como o aparelho do receptador, para fins de averiguação.
Diante dos fatos, a Polícia Militar deu voz de prisão a todos os envolvidos, que foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.