Jaraguá do Sul encerrou 2024 com mais de 17 mil casos de dengue
Geral
Publicado em 04/01/2025

Jaraguá do Sul encerrou 2024 com 2.694 focos do mosquito da dengue e 17.575 casos confirmados da doença. Até o dia 31/12/24 haviam sido notificados 26.622 casos, destes, 112 eram suspeitos.

A Secretaria Municipal de Saúde segue em alerta, tendo em vista que a tendência é o aumento nos números. A recomendação é para que as pessoas redobrem os cuidados a fim de evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

Vale lembrar que o Município está em situação de infestação pelo mosquito da dengue em toda a área urbana e a incidência de casos prováveis vem subindo gradativamente.

Ainda em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde organizou o Plano de Contingência 2025, que permite agir de maneira planejada e eficaz contra a dengue. O plano prevê ações integradas entre os diferentes setores da administração municipal, garantindo uma resposta ágil e coordenada.

Centro de Atendimento DengueO Centro de Atendimento Dengue foi reativado no dia 20 de dezembro. Funciona, atualmente, na Rua Pe. Alberto Romuald Jakobs, 455, Vila Lenzi (antigas instalações do Supermercado Lenzi).

Até agora já foram feitos 201 atendimentos no local, além de 452 procedimentos, 19 hidratações e cinco transferências para o hospital.

O Centro Dengue é exclusivo para pacientes com sintomas de dengue. O atendimento é diário, das 7h às 19h, sem fechar para o almoço. A fim de garantir o atendimento, os pacientes devem chegar até as 17h no local.

Sintomas que podem indicar dengue

Febre alta (39°C ou mais) de início súbito; dor de cabeça intensa; dor atrás dos olhos; dores musculares e nas articulações; náuseas e vômitos; manchas vermelhas pelo corpo; cansaço extremo.



Como é feito o atendimento no Centro Dengue

Chegando ao local a pessoa pega uma senha e aguarda ser chamada na recepção. Após isso, vai para o espaço de triagem, onde espera o primeiro atendimento.

Na triagem, ocorre a verificação dos sinais vitais e preenchimento do prontuário inicial do paciente pelo profissional de enfermagem. Na sequência o paciente é encaminhado para atendimento médico, se necessário.

Após passar pelo médico, caso seja necessário, o paciente vai para hidratação ou é encaminhado ao hospital em situações mais graves.

Pacientes com sintomas respiratórios: tosse, coriza, dor de garganta devem procurar uma das 10 Unidades Básicas de Saúde que estarão abertas para atendimento durante o período de férias coletivas dos servidores públicos.

Serviço
Centro de Atendimento Dengue

Endereço: Rua Pe. Alberto Romuald Jakobs, 455, Vila Lenzi (antigas instalações do Supermercado Lenzi).
Horário: Atendimento todos os dias, das 7h às 19h, sem fechar para almoço.
Importante: pacientes devem chegar até as 17h para garantir o atendimento.

Comentários