Forte chuva causa alagamentos, provoca interdições de vias e deixa veículos submersos em SC
Segurança
Publicado em 16/01/2025

A forte chuva registrada no Litoral Norte de Santa Catarina alagou ruas, fez moradores saírem de casa, afetou o atendimento da saúde e causa interdições de vias importantes na manhã desta quinta-feira (16). Na marginal da BR-101, próximo ao acesso a Balneário Camboriú, veículos ficaram submersos.

Os municípios de Camboriú e Itajaí, destinos turísticos no estado, também foram afetados. Não há informações sobre feridos.

Em relatório com atualização às 8h16, a Defesa Civil estadual informou que as três cidades registraram os maiores índices de chuva nas últimas 6 horas:

Itajaí: 102.6 milímetros;
Camboriú: 79.9 milímetros;
Balneário Camboriú: 59 milímetros.

Em Balneário Camboriú, a prefeitura informou que ao menos uma família precisou sair de casa por risco de deslizamento. Em nota, a administração orientou a população a evitar sair de casa enquanto as chuvas persistirem.

Pontos de alagamento identificados:

Avenida Martin Luther
Avenida das Flores
Rua Israel
Avenida Santa Catarina
Rua São Paulo
Rua Síria
Rua Azulão

Já em Itajaí, uma idosa foi retirada de casa por conta do volume de água e está desalojada, segundo o município. A unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças e o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS), no centro da cidade, também foram atingidos por água.

A Defesa Civil informou que está nas ruas para ajudar os moradores desde a madrugada. O órgão alertou ainda que a população deve ter atenção com as áreas de encosta, com o solo encharcado devido a chuva.

 

"A tendência é que a chuva deve diminuir a partir das 10 da manhã, já melhorando a situação de alagamentos. Mas os deslizamentos de terra ainda podem ocorrer, já que o solo permanece encharcado devido às chuvas", alertou o coordenador de monitoramento e alerta Marinho Stringari Filho.

Comentários