A diplomação dos eleitos nas Eleições Municipais de 2024 em Schroeder aconteceu na tarde desta terça-feira (10), na Câmara Municipal. O ato oficial habilitou os candidatos eleitos a assumirem seus mandatos como prefeito, vice-prefeito e vereadores a partir de 2025.
A cerimônia teve início com a execução do hino nacional e um discurso do juiz eleitoral Samuel Andreis, que destacou a importância da ética na vida pública e o impacto das redes sociais.
"Fazer com correção, dedicação, aceitando as críticas justas e talvez relevando as nem tão justas. Quero deixar registrado aqui o meu respeito e admiração por quem se dispõe a enfrentar esse tipo de desafio em prol do bem comum e da sociedade de Schroeder", afirmou o magistrado.
O prefeito diplomado Jair Bridaroli também discursou, destacando seu compromisso com a população e a ética na gestão pública.
"Para que a gente possa fazer algo realmente pela população, eu quero dar o meu melhor, fazer o que venho prometendo, que é o meu propósito de trabalhar pelas pessoas mais necessitadas e trazer o desenvolvimento econômico para a cidade", afirmou.
Ele ressaltou sua defesa contínua do desenvolvimento econômico.
"Venho defendendo desde 2016 a bandeira do desenvolvimento econômico. Foi uma das eleições mais difíceis por causa das fake news, e a campanha me trouxe muito desgaste", comentou, mencionando os desafios enfrentados ao longo do processo eleitoral.
Bridaroli também reforçou seu compromisso com toda a comunidade de Schroeder.
"Vou ser prefeito de 22 mil pessoas. A prefeitura não será um balcão de negócios. Vamos defender a cidade com unhas e dentes. Vou honrar cada voto e todas as pessoas que moram nessa cidade", declarou com firmeza.
O prefeito encerrou sua fala com uma mensagem de otimismo e união.
"Temos que dar qualidade de vida para todas as pessoas. Quero aqui desejar um feliz Natal e um próspero Ano Novo. Que em janeiro a gente possa começar com o pé direito. Eu e o Adriano temos um compromisso com todas as pessoas de Schroeder", concluiu.
O vereador eleito mais votado, Ronan Minatti, também fez um discurso marcante.
"Hoje é um dia muito importante. Marca uma questão de renovação na cidade. A mudança aconteceu. Há 10 anos, eu nem sonhava em entrar para a política", disse.
Ele destacou ter acreditado no projeto de Jair e Adriano e expressou confiança na futura gestão.
"Tenho certeza de que vão fazer um ótimo trabalho."
Minatti aproveitou para parabenizar os vereadores reeleitos e as mulheres eleitas, exaltando a força feminina.
"Nós precisamos de união. O povo de Schroeder merece essa união em prol de um único objetivo: o desenvolvimento do nosso município. Com certeza a gente vai dialogar muito com o Jair Bridaroli. Tudo que a gente fizer na Câmara vai ser pensando no bem das pessoas. A única coisa que eu prometi na campanha foi dedicação, e pode ter certeza que eu vou me dedicar", afirmou.
Durante o evento, os diplomas foram entregues aos eleitos, oficializando os resultados das urnas.
Prefeito e vice-prefeito diplomados
Jair Bridaroli, do PL, foi diplomado como prefeito eleito de Schroeder, com 3.816 votos obtidos nas eleições de 6 de outubro, representando 34,03% dos votos válidos. Ele estará acompanhado de Adriano Kath, do PRTB, diplomado como vice-prefeito.
Vereadores eleitos diplomados
Os nove vereadores eleitos para a próxima legislatura também receberam seus diplomas. São eles:
- Minatti (PL)
- Adilson das Bananas Welter (PSDB)
- Nene (MDB)
- Kauana Peschke Lange (PP)
- Ana Leon (MDB)
- Adriano Furtado (PL)
- Scheila da Farmácia (PL)
- Marcos Zils (PSDB)
- Muka (PP)
A diplomação, organizada pelas zonas eleitorais responsáveis, faz parte do calendário estadual, consolidando o reconhecimento do resultado das urnas e preparando os eleitos para o início de seus mandatos no próximo ano.
O promotor eleitoral Guilherme Luis Lutz Morelli, da 17ª Zona Eleitoral de Jaraguá do Sul, que contempla Schroeder e Jaraguá do Sul, também participou da cerimônia, entregando os diplomas aos eleitos.